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Como cuidar da sua postura no trabalho ou Home-Office?

Atualizado: há 6 dias

Você já ouvir falar de ergonomia? Ela é fundamental não só para sua saúde física, mas também para a produtividade no trabalho, bem-estar e qualidade de vida. Ficar com aquela dorzinha ou desconforto na lombar, pescoço, ou até nos braços e pernas, se recorrente, pode trazer problemas maiores para a sua saúde a longo prazo.


Por isso, trazemos nesse post dicas de como manter e melhorar a sua postura, ainda mais nesse momento em que o Home-Office é mais comum, e muitas vezes não se tem um local adequado para realizar essa tarefa. Confira:


Treine manter a coluna ereta


Tanto em pé quanto sentados, precisamos estar atentos com a posição da nossa coluna, pois a postura incorreta sobrecarrega os músculos e ligamentos cervicais, dorsais e lombares.Que tal testar as dicas abaixo?


Enquanto sentado:

> Mantenha a coluna ereta, encostando a lombar na cadeira;

> Relaxe pescoço e ombros;

> Se você usa computador, ele deve estar na altura dos olhos, e seus braços devem ficar em linha reta em relação ao teclado;

> Fique atento à altura da cadeira em relação à mesa para que não fique alta ou baixa demais.


Imagem: Freepik

Enquanto de pé:

> Tente transferir o peso de um lado para o outro regularmente, ou tente apoiar os pés, alternadamente, em um objeto mais alto - isso diminui a carga sobre os músculos das costas;

> Use sapatos confortáveis.


Faça pausas entre suas tarefas


Ficar muitas horas na mesma posição ou realizando movimentos repetitivos é perigoso para sua saúde. Não deixe de intercalar as atividades durante o dia, seja o ambiente de trabalho, aquele intervalo para o café ou uma reunião. Caminhar por alguns minutos também ajuda a aliviar os músculos e renovar os pensamentos. O ideal é fazer pausas de 10 minutos a cada 2 horas.


Exercícios são essenciais


Não podemos deixar de incentivar você a realizar atividades físicas: elas são indispensáveis para manter seu corpo e mente saudáveis, dentro e fora do trabalho. Durante sua rotina, experimente realizar de 10 a 15 minutos de alongamentos, e marque na sua agenda um tempo maior de 30 a 60 minutos para exercitar-se.


São tantas opções que você pode testar e avaliar o que mais combina com você e se encaixa no seu dia a dia: caminhadas, yoga, bicicleta, musculação, dança, e muitas outras. Você pode consultar seu médico e também educadores físicos para iniciar da maneira correta e realizar um acompanhamento profissional.


Exercícios para fortalecimento da musculatura das costas são fundamentais, pois são esses músculos que irão auxiliar você a manter a coluna ereta, evitando dores, desconforto e desvios de coluna, como escoliose, hipercifose e hiperlordose.


Gostou das dicas? Agora é com você!

Abraços da equipe Viver Bem.


#viverbem #postura

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