Quer aprender mais? Tome notas com caneta e papel

2015-04-10 Quer aprender mais - Tome notas com caneta e papel

Uma pesquisa publicada na revista Psychological Science indica que pessoas que tomam notas de aulas em cadernos costumam lembrar mais das informações do que aqueles que digitam suas observações em um computador. As conclusões vêm de um experimento em que estudantes universitários assistiam palestras do TED. Eles deviam tomar nota do assunto usando caneta e papel ou um laptop. Depois, passavam por provas sobre as palestras que tinham assistido.
As notas dos universitários mostraram que aqueles que escreviam à mão tinham notas melhores respondendo perguntas conceituais. Se a prova era feita bastante tempo depois da transmissão do vídeo, os alunos “digitais” tinham notas ainda piores. Mas qual é o motivo disso?
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo acreditam que transcrever informações para os laptops é “fácil demais” – e, por isso, não há necessidade de realmente prestar atenção e compreender o que foi dito. Prova disso é que, durante os testes, os participantes foram orientados a não tomar nota de algumas partes das palestras – e os “digitais” transcreveram o conteúdo mesmo assim.

Fonte: Galileu

  • Compartilhe:
  • Pin It