Muito além da boa forma: a real importância da atividade física

hap_for_corrida1_original

Bem-estar, boa forma e disposição. Essas são apenas algumas das lembranças que nos vêm em mente quando pensamos em atividades físicas, mas sabemos que os benefícios vão muito além disso. Praticar exercícios regularmente é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Não importa a idade, estar em movimento é lei para quem quer aproveitar cada fase da vida da melhor forma possível.

A atividade física regular previne várias doenças, além de trazer mais agilidade para tarefas rotineiras. O psicológico também é beneficiado, já usufruímos de uma sensação de independência, alegria e disposição, sendo capazes, inclusive, de combater a depressão, devido a liberação de hormônios como adrenalina, noradrenalina e serotonina, entre outros.

Os benefícios físicos diretos também são inúmeros. Entre eles podemos citar o aumento da flexibilidade das articulações, resistência dos músculos, fortalecimento dos ossos, perda de peso e prevenção da obesidade, controle do diabetes e dos níveis de colesterol e pressão arterial, diminuição dos riscos de doenças do coração e osteoporose.

Porém, deixamos aqui alguns avisos. Se você está sedentário há muito tempo, é fundamental procurar um médico antes de começar qualquer atividade física, e, se já pratica, faça revisões periódicas. Evite exercícios fortes demais. Se tiver passado dos 60 anos, evite os esportes coletivos, como o futebol. Cuidado com o sol, sempre que fizer atividades ao ar livre use protetor solar. Não esqueça de se hidratar bebendo bastante água antes, durante e depois de praticar. Não faça exercícios em jejum e também não coma em excesso antes deles. Use calçados próprios para a atividade, que sejam macios e flexíveis. Use roupas leves, claras e ventiladas. Os exercícios mais indicados são: caminhada, alongamento, exercícios na água e dança. Se você sentir cansaço excessivo, falta de ar ou qualquer outro desconforto, procure orientação médica.

  • Compartilhe:
  • Pin It