Maratona Mude

ABA0028-14A_Mude_Card_02a

Criatividade, inovação e agilidade. Muita agilidade. Nos dias 26 e 27 de setembro, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, Abicalçados, promoveu a Maratona Mude, uma batalha de criação e conteúdo. O objetivo deste projeto foi discutir a originalidade do calçado brasileiro. O evento ocorreu no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre/RS, e contou com a mentoria de um dos grandes nomes da moda, o estilista Lino Villaventura.
Depois da inscrição, entrevistas e seleção dos quatro finalistas, a tão esperada batalha criativa. Esta etapa durou 24 horas e consistiu na criação e produção de três calçados com o tema Brasil. A batalha começou com a criação desenvolvida no saguão Shopping e depois partiu para a fábrica conceito. No segundo dia a apresentação dos trabalhos e a aguardada escolha do vencedor ficaram no centro das atenções, porém o evento ainda trouxe outra maratona, mas agora de conteúdo aos participantes, que contou com oito palestras e quatro workshops.
Além de R$ 15 mil, os vencedores ganharam bolsa integral para curso de Design do Istituto Europeo di Design (IED), a ser realizado na Abicalçados, e vales-compra de R$ 500 nas lojas GAP.

Equipes e organização

VENCEDORES
EQUIPE 1 – AMARELA

Ana Sabi – Fotógrafa e estudante de Design Gráfico;
Camila Puccini – Bacharel em Design com habilitação em Moda;
Cícero Ibeiro – Estudante de Artes Visuais;
Vinícius Kniphoff – Designer Visual

A equipe se inspirou em Santo Dumont e seu 14-bis e venceram a primeira edição da Maratona Mude. Os calçados foram produzidos artesanalmente com madeira, couro e cadarço. O projeto permitia o reaproveitamento total do material.

OUTRAS EQUIPES
EQUIPE 2 – VERDE

André Luiz Maehler – Técnico em design de calçados pelo Senai e estudante de Design na Universidade Feevale;
Gabriel Bolzan Vargas – Estilista;
Gabriela Montemezzo Dall´Acqua – Técnica em design de calçados pelo Senai e graduanda em design de moda pela Feevale;
Julia Biason – Técnica em design de calçados pelo Senai e bacharel em design de produtos, ênfase em calçados e acessórios pela Feevale;
Odilei Marcelo Dutra – Técnico em calçado

Os integrantes do grupo verde utilizaram como fonte de inspiração o trabalho dos grafiteiros os gêmeos.

EQUIPE 3 – ROSA
Bruna Meurer – Estudante de Design de calçados – Senai;
Letícia Corrêa – Formada em Design de Produto e Estudante de Design de calçados – Senai;
Oséias de Rocha – Estudante de Design de calçados – Senai;
Lovani Kunz – Estudante de Design de calçados – Senai

Os competidores trouxeram os gritos pedindo por mudança do povo brasileiro das recentes mobilizações e as transformações que causaram no pais. Assim, decidiram mostrar o lado guerreiro do Brasil em seus modelos.

EQUIPE 4 – AZUL
Mateus Boeri – Designer
Inácio Taschetto – Modelista
Lourdes Maria – Costureira
Nelsi Antônio – Montador

A última equipe citou as imigrações que ocorreram na história do país, na diversidade cultural existente, e finalizou dizendo “temos o mundo dentro do Brasil”.

  • Compartilhe:
  • Pin It