Lugares para Conhecer – Recife

2015-01-14 Lugares para conhecer - recife

O Recife ocupa posição central no litoral do nordeste brasileiro, situando-se a 800 km das metrópoles regionais de Salvador e Fortaleza. O clima tropical-úmido e os ambientes naturais compostos por praias, rios, mangues, matas e mananciais constituem uma riqueza ímpar e atribui ao Recife características que a diferencia das demais cidades do Brasil.
Desde os tempos da colonização portuguesa, o Recife mostra que a força de sua economia está ligada às atividades comerciais e de prestação de serviços. Uma vocação que fez a vila – originária do século XVI – crescer e assumir a posição de destaque na economia do Estado. Atualmente, a cidade mantém suas ações voltadas para o setor terciário, e consolidá-se como o maior polo de serviços modernos da região Nordeste.
Para impulsionar seu crescimento, o Recife conta com o respaldo de ser um reconhecido centro acadêmico e de produção de conhecimento, sediando universidades de relevância nacional. Faculdades isoladas e novos empreendimentos privados de ensino superior também oferecem mão-de-obra especializada, alta capacidade de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico. Além disso, a cidade vem se afirmando como reduto de cursos de pós-graduação em níveis de especialização, mestrado e doutorado.
Ainda tem a seu favor o fato de abrigar um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, o Porto Digital; e de sediar o mais importante polo médico do Norte/Nordeste. Soma-se a isso o reflexo dos novos empreendimentos no Estado, como o Estaleiro Atlântico Sul no Complexo Industrial Portuário de Suape e a instalação da fábrica da Fiat no eixo norte. Embora as empresas estejam instaladas em outro município, elas buscam no Recife o suporte necessário nas mais diversas áreas, estimulando a criação de novos negócios na capital.

No Recife, o cenário de rara beleza, a cultura e a história abraçam o visitante e o convida para curtir momentos inesquecíveis. A cidade oferece inúmeras atrações, sete dias por semana, para quem procura um destino de lazer.
Ao visitar a capital pernambucana, aproveite para passear pela orla, conhecer igrejas históricas como a Madre de Deus e a Capela Dourada, curtir um dos espaços verdes como o Parque da Jaqueira, e assistir a um espetáculo no tradicional Teatro de Santa Isabel ou no moderno Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.

2

A cidade é, também, a capital dos ritmos. Sua diversidade de sons e a forte presença da Cultura Popular nas ruas são reconhecidas em todo o mundo. O Recife possui o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, que se apresenta no sábado de carnaval, ou Sábado de Zé Pereira.
Possui, também, uma das praias urbanas mais bonitas do Brasil, a praia de Boa Viagem. Principal cartão-postal da cidade, ela tem uma orla de aproximadamente 8 km e uma extensa faixa de arrecifes. A temperatura morna da água, em torno dos 26 °C, e a visibilidade de 50 metros são grandes atrativos para os mergulhadores, profissionais ou amadores.
Para desfrutar desse potencial turístico, existe uma estrutura de operadoras de mergulho qualificadas e com experiência, conduzindo o mergulhador com segurança em 17 locais de naufrágios dos 30 conhecidos na “capital brasileira do mergulho em naufrágios”. Além de ter a maior concentração de navios artificialmente naufragados do Brasil, o Recife proporciona uma costa repleta de atrativos. O calçadão de Boa Viagem com quadras esportivas e quiosques, disponibiliza toda uma estrutura de hotéis e serviços para encantar você.

3

Para apreciar a cidade de outros ângulos, um dos passeios mais recifenses é o de catamarã pelos rios Capibaribe e Beberibe. O tour, ao som do frevo, do maracatu e do manguebeat, contempla locais como a Rua da Aurora, o Marco Zero, os jardins do Palácio do Governo, o prédio da Assembléia Legislativa de Pernambuco e claro, as pontes, suas histórias e lendas.
Um lugar inesquecível é a Oficina de Brennand, reconhecido ceramista contemporâneo. Imperdível também é o Instituto Ricardo Brennand (IRB), que guarda uma fabulosa coleção de armas brancas, telas do Brasil Colonial, obras de arte de diversas épocas e procedências e a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post.
Projeto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Parque Dona Lindu já se destaca como espaço cultural e esportivo a apenas alguns quilômetros do aeroporto, em frente à orla de Boa Viagem. O espaço dispõe do Teatro Luiz Mendonça e da Galeria Janete Costa, além da única pista de skate no Norte e Nordeste no formato Bowl. Há ainda quadra poliesportiva, pista de cooper e parque infantil.

4

Quer conhecer? Programe sua viagem com a CVC Turismo http://www.cvc.com.br/destinos/brasil/recife.aspx

Fonte: Prefeitura de Recife

ERRATA

Comunicamos que na publicação da matéria Lugares para conhecer – Recife, ocorrida em 14/01/2015 creditamos a autoria da Fotografia “Lancha Sangrando o Rio Capibaribe” à Prefeitura de Recife.

Ocorre que a Autoria da foto é de Gilberto Augusto Marcelino, fotógrafo contratado pela prefeitura de Recife para registro da fotografia e não da Prefeitura de Recife como publicamos. A fotografia apresenta vista do Recife com rio Capibaribe, Palácio do Campo das Princesas e mostrando céu alaranjado e lancha sangrando o rio.

Aproveitamos a errata para fazer o registro da correção da autoria da fotografia.

Lamentamos o ocorrido.

Programa Viver Bem.

  • Compartilhe:
  • Pin It