Livre-se do inchaço com 5 dicas para acabar com a retenção de líquido!

como evitar retenção de líquido

O tão esperando e comemorado verão pode trazer riscos à sua saúde: o excesso de transpiração causado pelos dias mais quentes é um dos agravantes dos problemas de circulação, principalmente a retenção de líquido. “No calor, acontece a vasodilatação, que é o aumento do volume dos vasos sanguíneos. Esse processo faz com que o corpo acumule mais líquidos e necessite de ajuda para eliminar esses excessos”, explica a fisioterapeuta Andrea Pereira, da Lica Cinelli Integração Corporal, de São Paulo.

1 – Beba água, muita água
Não tem como fugir, a falta de água continua sendo a inimiga número um da retenção de líquido! Só ela é capaz de proteger da desidratação e regular a temperatura do corpo ao longo do dia, combatendo o tal efeito rebote que faz as pernas, braços, bumbum e até o rosto incharem. Os especialistas indicam que se beba 2 litros de água por dia, mas é possível fazer um cálculo individual: “O ideal é beber 35 ml de água para cada quilo. Então, se a pessoa pesa 60kg, deve beber 2,1 litro de água por dia”, explica a nutricionista Marcela Frias, da Clínica Dicorp, do Rio de Janeiro. Sucos e água de coco estão liberados, mas é importante prestar atenção à quantidade de calorias.

2 – Corra dos diuréticos
Não se iluda com os diuréticos aumentam o volume e o grau do fluxo urinário. Eles podem até desinchar, porém dão a falsa informação ao corpo de que o rim não está funcionando corretamente. “Esse tipo de remédio deve ser usado apenas sob prescrição médica”, explica Marcela.

3 – Evite ao máximo refrigerantes, inclusive as versões zero.
Nestes dias quentes os refrigerantes bem gelados viram praticamente salva-vidas, quando desejamos dar uma refrescada imediata – mas é preciso ter limite: “o sódio desse tipo de bebida, incluindo as versões “zero”, contribuem para o aumento da retenção de líquido. Por isso, o melhor é evitar”, afirma Marcela. Adicione à lista de alimentos proibidos: sal, gorduras e frituras.

4 – Entregue-se à massagem
Se há algum tempo massagem era sinônimo de luxo, hoje pode ser considerada questão de saúde: “A boa e velha drenagem linfática ajuda, e muito, a aliviar o inchado do corpo todo. Ela continua sendo o método estético mais efetivo nesses casos. Sessões de mantus também podem ajudar, pois o método atua no aumento do fluxo sanguíneo e melhora a atividade do sistema linfático”, explica Andrea Pereira. A fisioterapeuta ensina ainda uma técnica rápida para fazer em casa: “massageie de forma leve e circular os linfonodos, carocinhos que ficam na região da virilha. Eles são responsáveis pela absorção da linfa que vem da perna e ativá-los vai ajudar a aliviar o problema da retenção”, diz. Em Novo Hamburgo uma boa opção para tratamentos estéticos é a Clínica Zaffy (clique).

5 – De pernas pro ar
Fazer ginástica e caminhar na beira do mar são atividades mais do que liberadas, mas pegue leve. O esforço contínuo faz o corpo suar e, com isso, piora o inchaço. Hidrate-se muito bem durante os exercícios e, caso tenha excedido, descanse bastante e coloque os pés para cima. Em alguns minutos já dá para sentir a diferença.

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