Dieta Vegana pode ajudar no emagrecimento

size_590_cesta-vegetais

Com uma restrição considerável, a dieta vegana é uma das mais difíceis de seguir, já que proíbe todo e qualquer alimento de origem animal (não apenas carne, como também leite, manteiga, ovos e até mel). Por trás desse radicalismo está uma forte razão ideológica: proteger os animais.
Por isso, ela não costuma ser uma opção escolhida por quem deseja emagrecer, mas por quem pretende adquirir um novo estilo de vida. A perda de peso é, muitas vezes, uma consequência secundária dessa mudança, pois a rotina passa a incluir bem mais frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, ao passo que as gorduras reduzem consideravelmente.
Mas isso não é exatamente uma regra. Como açúcar, carboidratos simples e gorduras vegetais não são proibidos, é possível até engordar, se não houver o devido cuidado com a escolha dos ingredientes. Para não cair nessa armadilha, o melhor é escolher os alimentos integrais, para dar saciedade, e uma grande variedade rica em vitaminas e minerais, para suprir as necessidades do organismo.
Esse cuidado é importante não só para manter o corpo magro, mas também saudável. Por pregar um corte significativo no cardápio, a dieta pode ser perigosa se for realizada sem critérios rigorosos. Para evitar doenças ocasionadas pela falta de nutrientes encontrados nos produtos de origem animal, é importante ter o acompanhamento de um especialista em nutrição, capaz de indicar as substituições adequadas.

Fonte: Revista Exame

  • Compartilhe:
  • Pin It