Descubra 7 benefícios do chimarrão

007d705b

O Chimarrão é considerado um alimento completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. Em âmbito internacional, o chimarrão faz parte de um pequeno e seleto grupo de alimentos caracterizados como “Super Foods”

1 – Elimina a fadiga – O chimarrão possui alcalóides, sendo o principal a cafeína. Eliminando assim, o cansaço, tanto físico como mental.
2 – Digestivo – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal.
3 – Diurético – Como o chimarrão é tomado quente (60 a 75ºC), fortalece ainda mais a capacidade diurética. Beneficia quem tem retenção de líquidos.
4 – Contém sais minerais – A erva-mate possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.
5 – Possui antioxidantes: A erva-mate possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular.
6 – Auxilia na regeneração celular – Os bioativos do chimarrão, ajudam na manutenção de nossas células.
7 – Estimula atividade física – Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física.

Existe alguma quantidade diária recomendada?
Não existe uma regra geral, pois as necessidades e tolerâncias variam para cada pessoa. Em geral, os chás diuréticos – como a erva-mate – podem ser utilizados em doses altas, sem problema, pois o excesso é eliminado pela urina.

Quem toma chimarrão, pode praticar atividades físicas tranquilamente?
Deve. A atividade física é muito benéfica à saúde, para todas as idades e todas as pessoas.

SUPERDICA DA NUTRI:
O chimarrão é diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos. Dessa forma, ele não hidrata o corpo, ao contrário do que muitos pensam. Desta forma, não pode ser substituído pela água pura, em temperatura ambiente.

  • Compartilhe:
  • Pin It