As cidades mais igualitárias do Brasil

2015-04-20 As 35 cidades mais igualitárias do país 01

Santa Catarina e o Rio Grande do Sul concentram a maioria das cidades mais igualitárias do território brasileiro. Isso quer dizer que concentram os melhores índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência, de acordo com o Atlas da Exclusão Social no Brasil.
Segundo o levantamento, todas as 35 cidades com os menores índices de exclusão social ficam nos estados de Santa Catarina (com 13 municípios), Rio Grande do Sul (13 municípios) e São Paulo (9 municípios). O estudo foi organizado por Alexandre Guerra, Marcio Pochmann e Ronnie Aldrin Silva, e publicado pela Editora Cortez.
Para chegar a essa lista, os autores elaboraram um Índice de Exclusão Social (IES), com base em sete indicadores: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência. Cada um desses itens recebeu um peso dentro do IES, conforme abaixo:

Índice – Peso

Pobreza – 17%
Emprego – 17%
Desigualdade – 17%
Alfabetização – 5,7%
Escolaridade – 11,3%
Juventude – 17%
Violência – 15%

Todos os dados foram retirados dos Censos demográficos do IBGE de 2000 e 2010. A exceção são os dados de violência, que vieram do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde.
As informações encontradas nestas fontes foram transformadas em índices de 0 a 1, sendo que as piores condições de vida equivalem aos valores próximos de 0, e as melhores correspondem aos valores próximos de 1. O mesmo raciocínio vale para o Índice de Exclusão Social.

Ranking de cidades gaúchas

5

  • Compartilhe:
  • Pin It