Afinal, dormir pouco engorda?

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Se você faz parte do grupo de pessoas que normalmente têm um dia corrido, não conseguem se exercitar e ainda ficam acordado até tarde tentando terminar algum trabalho, provavelmente você vá engordar. Entre o sedentarismo e a gula, aqui vai mais uma causa dos quilinhos extras: a falta de dormir!

Foram feitos vários estudos que comprovam a ligação do sono com a obesidade. Pessoas que dormem sete horas por noite tendem a ter menos gordura corporal do que as pessoas que não dormem essa quantidade de horas. Claro que existem outros fatores, como a quantidade de comida ingerida, exercícios físicos e a predisposição genética, mas o sono tem um papel muito importante no processo.

Um estudo do Centro de Medicina do Sono do Baylor College, no Texas, acompanhou a quantidade de sono, o peso e a altura de 255 adolescentes. Entre os meninos que dormem menos de 7 horas diárias comparados com os que dormem mais que isso, o IMC (índice de massa corpórea) foi 3,8% maior. Entre as meninas, a diferença foi de 4,7%.
O Mayo Clinic em Minnesota também provou a relação entre o sono e a obesidade. Os pesquisadores estudaram homens e mulheres jovens saudáveis. Metade dormia o tempo considerado saudável (7-8 horas) enquanto a outra metade apenas dois terços disso. O grupo que foi privado de sono consumiu em média 549 calorias a mais todos os dias.

Segundo a Fundação Nacional do Sono, quando estamos dormindo o nosso corpo realiza atividades fundamentais para a saúde física e mental. Aliás, nesse momento temos elevações da frequência das descargas dos neurônios maiores do que quando estamos acordados.

Durante o sono, acontecem alguns processos hormonais e dentre eles está o equilíbrio do apetite. Existem dois hormônios que regulam as sensações de fome e de saciedade: a grelina e a leptina. Quando não dormimos o suficiente, os níveis de leptina caem, ou seja, você não se sente satisfeito ao comer e acaba ingerindo uma quantidade maior de alimentos do que realmente precisa. Enquanto isso, os níveis de grelina aumentam, estimulando ainda mais o seu apetite. Combinação um tanto perigosa, não acham?

Tente regular o seu sono. Você sabe se está dormindo pouco quando fica sonolento durante boa parte do dia, principalmente de manhã. Também quando não tem dificuldades em pegar no sono à noite. Pessoas com sono normal levam em torno de 15 minutos para adormecer.
A Fundação Nacional do Sono oferece algumas dicas para ajudar você a regular as suas horas de sono:

- Tenha como objetivo dormir sete a nove horas por noite
- Aumente o nível de exercício, mas evite praticá-los 3 horas antes de se deitar.
- Não tome cafeína ou álcool perto da hora de dormir (a cafeína pode manter você acordado e o álcool pode alterar os estágios normais de seu sono).

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