10 Dicas para se livrar da insônia

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A insônia é um problema grave que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo, estudos recentes apontam que o distúrbio é mais comum em mulheres, pois além das causas derivadas de mudanças hormonais, acredita-se que elas têm uma predisposição genética à doença.
Muitos outros fatores podem estimular a insônia, entre os mais comuns estão o stress, má alimentação ou mesmo uma patologia mais séria.
Além das desagradáveis olheiras, em curto prazo, os impactos do problema podem fazer a pessoa começar também a esquecer fatos recentes, ter comprometimento em sua criatividade, reduzir sua capacidade de planejar e executar, ficar desatenta, ter lentidão no raciocínio e também dificuldade de concentração.

Separamos 10 dicas que podem ajudar muito quem sofre com o distúrbio:

1 – Relaxe a mente a noite, antes de deitar é importante “desacelerar”, para se livrar de problemas e distrações vale ver um filme leve, ouvir músicas agradáveis e fazer leituras.
2 – Tirar no meio da tarde prejudicam seu sono a noite, aquela “dormidinha” a mais do final de semana também contribui para a insônia no meio da semana , vale lembrar que a regra não se aplica ao ciclo das “sestas”, que é aquele cochilo rápido, nunca maior que 20 minutos, que por vezes ocorre após o almoço. Esse favorece a digestão e contribui para a eliminação do stress do corpo.
3 – Comer demais ou comer pouco antes de dormir pode atrapalhar seu sono. Faça sua última refeição do dia pelo menos três horas antes de pretender deitar.
4 – É importante fazer exercícios durante o dia, mas nada de exercícios exaustivos antes de deitar, ou você vai ficar agitado. O corpo extenuado ou excitado não é capaz de relaxar adequadamente.
5 – O colchão também influencia muito na qualidade do seu sono, podendo causar problemas musculares e distúrbios do sono, mantenha seu quarto organizado e livre de coisas destrativas.
6 – Evite ingerir bebida alcoólica próximo ao horário de dormir, doses excessivas de álcool em qualquer horário também prejudicam seu sono. Está comprovado que o cigarro também piora a insônia para quem já tem, ou causa em quem ainda não tem.
7 – Estabeleça horários regulares para dormir e acordar, o corpo cria um relógio interno para suas atividades responde à estímulos internos para ficar sonolento em um determinado momento e acordado em outros. Uma boa maneira de começar a ajustar esse ciclo é acordando toda manhã no mesmo horário, até mesmo nos finais de semana e feriados. Embora a média ideal de sono seja de oito horas, essa necessidade varia de um indivíduo para outro.
8 – Use a cama apenas para dormir, procure não assistir televisão, comer, trabalhar ou qualquer outra atividade. Evite dormir com a TV ligada assistir programas de ação antes de deitar, pois isso deixa sua mente alerta e prejudica o relaxamento.
9 – Terapeutas usam frequentemente o “recondicionamento” como parte de um plano de tratamento para a insônia, este método faz com que as pessoas “recondicionem” a cama com o sono. Se você perceber que não conseguirá dormir, levante da cama e vá para outro cômodo da casa, de modo que só possa associar a cama com sono e não com a vigília.
10 – Modere o consumo de cafeína durante a tarde e a noite, lembre-se que muitos alimentos são fontes ricas em cafeína, tais como chocolates, refrescos a base de cola, guaraná, mate, ou demais compostos energéticos. Dê preferência à um chá de Capim Cidreira ou Camomila que são relaxantes naturais.

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